sexta-feira, 29 de junho de 2012

DICA: Instalando Driver da Realtek RTL8188CE no Debian Squeeze

Recentemente comprei um Netbook da marca CCE e resolvi instalar o Debian Squeeze nele. A instalação procedeu normalmente mas tive uma grande surpresa ao fim da instalação, a placa wireless não foi reconhecida, comecei então a procurar na internet alguma solução e acabei achando e vou passar agora aqui pra vocês.

Antes de começar, verifique se você tem uma conexão com fio para o seu netbook / notebook, caso contrário não será capaz de baixar os arquivos necessários. Em seguida, verifique se você tem os pacotes build-essential e linux-headers-`uname-a` instalado. Se você não tem esses pacotes, instale-os com o comando (lembrando que é preciso ser root para fazer a instalação): 
# apt-get install build-essential linux-headers-`uname-a`
Primeiro, é preciso baixar o driver RTL8188CE a partir do site da Realtek. Baixe a versão 2.6.0006.0321.2011- lembre-se, estamos com o Kernel 2.6.32 no Debian Squeeze.
Agora que o driver foi baixado, extraia o arquivo usando o comando: 
# tar zxvf nomedoarquivo.tar.gz
Onde nomedoarquivo.tar.gz é o nome do pacote baixado. Isto irá extrair os arquivos para o diretório de trabalho atual em uma pasta recém-nomeada.
Entre no diretório com o comando:
# cd diretóriodoarquivo
Quando estiver dentro do diretório, execute o comando:
# make 
Seguido de: 
# make install. 
Isso irá compilar o driver no kernel, permitindo que você use o seu chipset wireless.
Após o longo processo de compilação e instalação, reinicie o seu computador e sua rede sem fio deve ser detectada pelo Network Manager ou WICD.

Finalizando, no meu netbook tive vários problemas com quedas de conexão usando o Network Manager, com o WICD essas quedas foram amenizadas, mas mesmo assim continuou a cair e então resolvi instalar o OpenSUSE que resolveu o meu problema.

2 comentários:

Christina Kirkman disse...

Thanks :)

Unknown disse...

Obrigado pela sua dica. Depois de muitas horas de pesquisa resolvi o problema através de seu post.

Postar um comentário